No conteúdo de hoje, vamos falar sobre os mitos e verdades com os cuidados da voz.
Ao final da leitura, baixe o infográfico com o resumo de hoje.
1. Consumo de refrigerantes
Para começar, o consumo do refrigerante antes da performance vocal pode prejudicar a movimentação livre do diafragma devido ao gás que contém na bebida, que causa distensão gástrica.
Além disso, devido a grande quantidade de açúcar torna a saliva mais espessa e viscosa, dificultando a flexibilidade e vibração das pregas vocais.
Além do refrigerante, as bebidas gaseificadas também podem favorecer o refluxo gastroesofágico, prejudicando a prática do canto.
2. Tomar café
Bebidas que contém cafeína, especialmente para quem tem sensibilidade como refluxo, podem irritar a mucosa do estômago, provocando sintomas de queimação e estimulando o refluxo gastroesofágico. Isso pode resultar na subida do suco gástrico até laringe e as pregas vocais, causando lesões na mucosa das pregas vocais e nas estruturas da laringe.
O consumo do café antes de cantar, devido à sua temperatura, contribui para o ressecamento e desidratação das pregas vocais, que são bastante sensíveis à temperatura, causando ardor durante a emissão vocal.
3. Benefícios da maçã
E quanto à maçã, faz bem para voz?
Para quem usa a voz profissionalmente, a maçã é um excelente alimento, mas não é um tratamento para a voz.
Devido à sua propriedade adstringente, o caldo da maçã quebra as moléculas de gordura, tornando a saliva menos viscosa, limpando a boca e a faringe, e relaxando a musculatura durante a mastigação. Isso torna o processo fonoarticulatório mais equilibrado, colaborando para a ressonância da voz.
Neste processo haverá a diminuição do esforço e tensão na laringe, além disso, o ato de mastigar a maçã, fortalece a musculatura da boca, aprimorando a nossa articulação na fala ou no canto.
Alimentos com propriedade adstringente, como a maçã e o salsão, deixam a saliva “fininha”, limpam o trato vocal, auxiliando o mecanismo da ressonância vocal, sendo, portanto, muito bem-vindos.
4. Mel é bom para voz?
Em relação ao mel, ele faz bem para a saúde de todo o corpo, pois tem propriedades antibióticas.
No entanto, não deve ser usado antes da performance vocal, pois forma uma película sobre os tecidos da mucosa, deixando a saliva mais viscosa e a secreção que se encontra acima da prega vocal, também fica mais grossa. Com isso, a nossa prega vocal ficará mais pesada dificultando a vibração durante a performance. Não use o mel antes de cantar!
O uso do mel pode ser feito durante o repouso da voz, antes de dormir, protegendo as pregas vocais das secreções noturnas que recaem sobre elas, pois o mel tem ação lubrificante na boca e faringe.
Lembrando que, quando engolimos o mel, ele não passa pelas pregas vocais, e sim, age nos tecidos da mucosa.
5. Bebida gelada faz mal para a voz?
Sobre as bebidas geladas, a sensibilidade ao gelado varia de pessoa para pessoa.
Algumas pessoas têm mais sensibilidade às diferenças de temperatura e, portanto, devem evitar o choque térmico.
Quando bebemos água gelada, ela passa pelo esôfago e esfria a garganta. Devido à proximidade da laringe e faringe, as pregas vocais também esfriam, reduzindo a circulação de sangue nessa região e, consequentemente, a chegada de anticorpos.
Caso já tenha uma bactéria circulando pelo corpo, ela irá se instalar, porque não há sangue naquela região, não tem anticorpos.
No entanto, para a maioria das pessoas, consumir bebidas geladas não faz diferença alguma.
Se você não sentir desconforto ao beber água gelada, pode consumi-la sem problemas.
6. Gengibre e própolis melhora a voz?
O gengibre tem propriedades anti-inflamatórias, aliviando a dor na garganta e gerando uma sensação de anestesia.
No entanto, o uso do gengibre e própolis, não é recomendado antes da performance vocal, pois esses produtos proporcionam apenas uma sensação de conforto imediato, de anestesia.
Devido à sensação de melhora da dor, fazemos um esforço maior para falar ou cantar, o que pode resultar em abuso vocal e piora do quadro inicial.
Cuidado com o uso de cristais de gengibre, pois são muito fortes, salgados e podem irritar ainda mais a garganta, desencadeando uma tosse constante, com isso temos um atrito forte entre as pregas vocais, gerando um trauma.
Use gengibre, chá de gengibre, spray, pastilhas ou balas apenas durante o repouso da voz, antes de dormir.
7. Usar conhaque antes de cantar faz bem para a voz?
O álcool tem efeito anestésico, proporcionando um sensação de amortecimento e relaxamento, pois mascara as sensações de esforço e dor na fonação.
Dessa forma, a pessoa canta sem sentir dor e por mais tempo, resultando em abuso vocal e alteração na coordenação para o uso da voz no canto.
8. Gargarejo com limão e vinagre
Finalmnte, o limão e o vinagre são, muito ácidos e agridem a mucosa das pregas vocais.
O gargarejo com esses alimentos deve ser evitado.
Em seu lugar, pode-se fazer gargarejo com água e um pouquinho de sal para aliviar a ardência na garganta.
Infográfico
Aqui está, como prometido, um infográfico com o resumo dos cuidados com a voz! Então, clique no botão abaixo para fazer o download seguro e enjoy!!
Hoje, nosso tema foi “Mitos e verdades”. Além disso, veja esta minha recomenção do post anterior que eu separei especialmente para você que estuda canto.
Espero sinceramente que você tenha gostado do post de hoje e que ele tenha te ajudado de alguma forma. 🎙️
Em conclusão, cuide bem da sua voz!
Tenha uma excelente semana! 🙌
Diuly
Referências
BEHLAU, Mara; REHDER, Maria Inês . Higiene vocal para o canto coral. 2. ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2009.
BEHLAU, Mara; PONTES, Paulo; MORETTI, Felipe. Higiene vocal: cuidando da voz. 5. ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2017.
PINHO, Sílvia Maria Rebelo. Manual de higiene vocal para profissionais da voz. 4. ed. Barueri: Pró-Fono, 2007.
Deixe um comentário